CD de Anais do IV CBPOT
 

 

Prezados Congressistas!

O IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho – IV CBPOT tem como objetivos criar oportunidade para a divulgação do conhecimento, o debate entre diversos atores da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) e afins, o contato entre eles e a oportunidade para que suas redes se fortaleçam e novas se formem, permitindo que em um futuro próximo os especialistas sejam capazes de propor uma Agenda Brasileira de POT que contribua para aprimorar ainda mais a formação profissional nesta área, promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores brasileiros e fortalecer a competitividade das empresas.

A Comissão Científica organizou uma estrutura ancorada em cinco áreas temáticas: (1) bem-estar nas organizações, (2) comportamento organizacional e do consumidor (3) desenvolvimento de pessoas, (4) gestão de pessoas e (5) subjetividade e condições de trabalho. Para cada uma ocorrerão diferentes atividades: conferências, mesas redondas, simpósios, apresentações orais de relatos de pesquisa, apresentações orais de relatos de casos em POT, pôsteres, cursos e lançamentos de livros.

Estarão reunidos estudantes, professores, pesquisadores, profissionais especialistas em POT e áreas afins de várias regiões do país, da América Latina e da Europa.

Aguardamos você em julho.

Profa. Dra. Mirlene Maria Matias Siqueira
Presidente do IV CBPOT


Caros Congressistas do IV CBPOT,

Gostaria, em nome da SBPOT, de dar-lhes as boas-vindas à quarta edição do Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho! Muito obrigada pela presença! Estamos certos de que sua participação enriquecerá em muito as discussões que terão lugar neste foro. Agradecemos aos convidados que gentilmente abriram espaço em suas agendas para participarem das discussões que terão curso durante o Congresso. Suas presenças abrilhantarão o evento e darão às atividades programadas o grau de profundidade científica e profissional tão necessária à área da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Agradecemos também aos proponentes de atividades, sua disposição em apresentar e submeter à avaliação, parte importante de seu trabalho. Agradecemos ainda aos participantes a confiança de investirem tempo e recursos em favor da participação neste IV CBPOT.

Lembramos a todos que os CBPOTs são eventos bienais da SBPOT e constituem, sobretudo, uma oportunidade de encontro, troca de experiências e de convívio para comunidade de profissionais, estudantes e pesquisadores de POT. Nesta quarta edição, a exemplo das anteriores, estamos expandindo contatos para além das fronteiras do nosso continental País. Esperamos conseguir consolidá-las ainda mais, certos de que isto constitui uma rica oportunidade de crescimento científico, profissional, cultural e pessoal.
Sejam muito bem vindos Srs. e Sras. Congressistas, Srs. e Sras. Profissionais e Srs. Pesquisadores e Sras. Pesquisadoras!
Muitíssimo bem-vindos caríssimos Estudantes, futuro deste nosso Brasil!!!
Especialmente, muito bem-vindos, Colegas que se deslocaram de outros países para nos honrar com sua presença!

Bom Congresso a todos!

Maria do Carmo Fernandes Martins
Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – SBPOT
Presidente


Prezados participantes do IV Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho,

Caminhamos muito e bem nos últimos trinta anos!

Na década de 80 do século XX, a Psicologia Organizacional e do Trabalho não tinha o que comemorar. Num diagnóstico então feito, era apontada como a subárea da Psicologia com membros mais insatisfeitos e dispostos a abandoná-la. Nela atuavam por falta de outras opções. Predominava a aplicação de técnicas e instrumentos, sem que fosse possível decidir o quê e mesmo sem que fosse entendido o porquê. Eram poucos os que tinham formação específica na mencionada subárea, fossem eles profissionais atuando no campo ou docentes ensinando nas instituições de ensino. As oportunidades para conseguir formação pós-graduada eram raríssimas. Os livros utilizados eram os de “Psicologia Industrial”, traduzidos de obras publicadas uma ou duas décadas antes em países da América do Norte e da Europa Ocidental. Quase não existia produção autóctone de conhecimentos e tecnologias e, quando existia, não havia muito onde divulgá-los ou quem pudesse avaliar sua adequação. Éramos o patinho feio da Psicologia no Brasil.

No final da primeira década do século XXI temos mais de uma dezena de programas de pós-graduação com linhas de pesquisa ou áreas de concentração em Psicologia do Trabalho e das Organizações. A nossa produção intelectual cresceu consideravelmente e tem onde ser divulgada. Periódicos especializados apareceram e têm quadros qualificados de consultores ad-hoc. As editoras nacionais publicam obras atualizadas com base na pesquisa que fazemos. Nas nossas instituições de ensino, é comum encontrar docentes pós-graduados na subárea. Há muitos profissionais que nessas instituições conseguiram suas especializações. Atuam no mercado, ocupam posições estratégicas na tomada de decisões e sabem o porquê do que fazem. Em diagnóstico recém realizado, a nossa subárea não é mais aquela em que sobram a baixa estima e o desejo de bater em retirada. Revelou um cisne ainda surpreso com sua condição.

As realizações dos I, II, III e deste IV CBPOT são parte dessa nova realidade. Com o suporte fundamental da Universidade Metodista de São Paulo, a SBPOT decidiu pela realização deste seu Congresso em São Bernardo do Campo, cidade que a partir da década de 50 do século passado foi transformada em um dos importantes berços do processo de industrialização nacional e de organização da classe trabalhadora. Quase alcançamos 600 atividades programadas nesta nossa quarta edição, considerando as apresentações de casos, pesquisas, livros, pôsteres, cursos, simpósios, mesas redondas e conferências. Precisamos, neste espaço privilegiado de discussão, pensar o que faremos nos próximos trinta anos. O cisne deve mostrar que sabe para onde deseja nadar. Convido todos os congressistas a participarem desse exercício.

Jairo Eduardo Borges-Andrade
Presidente da Comissão Científica do IV CBPOT

 
 
 
  Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação