Boletim SBPOT 1/2018

BOLETIM SBPOT

Nº 01 | 10/2018

Acompanhe a SBPOT no site e nas redes sociais: acesse, curta e siga as publicações no FacebookInstagram e LinkedIn.

O Boletim SBPOT é um espaço de comunicação entre a SBPOT e seus associados. Por ele, apresentaremos as ações da SBPOT, notas e informativos, bem como divulgaremos eventos, editais, chamadas de trabalhos, publicações da nossa revista científica rPOT, dentre outros assuntos da área. 

A periodicidade do Boletim SBPOT é mensal, e as informações para divulgação podem ser enviadas para o Fale Conosco.

 

DESTAQUES

Diretoria SBPOT | Gestão 2018-2020

Em julho de 2018, durante o VIII Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (VIII CBPOT) ocorrido em Goiânia, foi eleita e empossada a nova Diretoria da SBPOT. A Diretoria da Gestão 2018-2020 esteve nos últimos meses envolvida no planejamento das ações de gestão para o biênio, além de participação em reuniões e representações, e demais atividades administrativas da SBPOT. 

Compõem a nova diretoria:

Presidente: Fabiana Queiroga (UniCEUB) Lattes

Vice-Presidente: Thaís Zerbini (USP-Ribeirão Preto) Lattes

1ª Tesoureira: Melissa Machado de Moraes Lattes

2ª Tesoureira: Daiane Rose Cunha Bentivi Aquino (Ceuma) Lattes

1ª Secretária: Lara Barros Martins (IMED) Lattes

2º Secretário: Raphael Henrique Castanho Di Lascio (Positivo) Lattes

 

Competências em POT

A SBPOT realizou, entre os dias 22 a 25 de agosto de 2018, a segunda etapa do projeto Competências e Exercício Profissional em POT. O evento ocorreu no XVI Encontro Paranaense de Psicologia, em Foz do Iguaçu-PR, e contou com a participação de Gardênia Abbad (UnB), Thaís Zerbini (USP Ribeirão Preto), Antônio Virgílio Bittencourt Bastos (UFBA), Adriano de Lemos Alves Peixoto (UFBA), Roberto Cruz (UFSC), Daiane Bentivi (Universidade Ceuma) e Eliandro Araújo (CRP-MA).

A primeira etapa do projeto ocorreu no Conselho Federal de Psicologia, no ano de 2016. 

Para conhecer mais, acesse os vídeos: 

Primeiro debate

Segundo debate

 

Próximo CBPOT e eventos pré-congresso

A equipe organizadora do IX CBPOT, a realizar-se em Curitiba-PR no ano de 2020, é liderada por Raphael Di Lascio. Uma das importantes definições até o momento foi a indicação e confirmação do nome da Profa. Dra. Gardênia Abbad (UnB) para presidir a Comissão Científica do congresso, pela sua credibilidade e renome nacional, articulação política e atuação nas áreas de POT e Administração. 

Dois eventos regionais para o ano que vem (2019) estão sendo programados para ocorrerem no interior de São Paulo (Ribeirão Preto-SP) e na região sul do país (Curitiba-PR).

 

NOTAS

Nota da SBPOT sobre o Processo de Reelaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Psicologia

A SBPOT manifestou-se, em nota publicada no dia 15 de outubro de 2018, em relação ao documento elaborado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) que apresenta proposta de reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em Psicologia. 

 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

A SBPOT participou do Fórum promovido pelo FENPB, realizado em Brasília-DF no dia 18 de outubro de 2018. Na reunião, dentre outros temas tratados, discutiu-se sobre a criação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação em Psicologia.

 

Diretoria da SBPOT

Presidente: Fabiana Queiroga (UniCEUB)

Vice-Presidente: Thaís Zerbini (USP-Ribeirão Preto)

1ª Tesoureira: Melissa Machado de Moraes

2ª Tesoureira: Daiane Rose Cunha Bentivi Aquino (Ceuma)

1ª Secretária: Lara Barros Martins (IMED)

2º Secretário: Raphael Henrique Castanho Di Lascio (Universidade Positivo)