Boletim SBPOT 7/2019

BOLETIM SBPOT

Nº 07 | 05/2019

Acompanhe a SBPOT no site e nas redes sociais: acesse, curta e siga as publicações no Facebook, Instagram e LinkedIn.

O Boletim SBPOT é um espaço de comunicação entre a SBPOT e seus associados. Por ele, apresentaremos as ações da SBPOT, notas e informativos, bem como divulgaremos eventos, editais, chamadas de trabalhos, publicações da nossa revista científica rPOT, dentre outros assuntos da área.

A periodicidade do Boletim SBPOT é mensal, e as informações para divulgação podem ser enviadas para o Fale Conosco.

DESTAQUES

A SBPOT esteve no encontro promovido pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), no dia 23 de maio, junto a outras 20 entidades integrantes do FENPB (Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira), para debater a construção das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Psicologia e outros temas relativos ao exercício profissional. Além disso, a Associação vem participando ativamente da construção coletiva de nova proposta de DCN, e esteve em dois encontros no CNE este ano sobre o tema.

A SBPOT, junto ao Fórum das Associações de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA), é signatária de um documento destinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no qual reivindica-se um novo sistema de regulação nacional da ética em pesquisa específica das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas.

O número 2/2019 da rPOT já está disponível. O número traz sete artigos, além do editorial e uma resenha.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

III Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Oeste-Paulista

Nos dias 15 a 17 de maio, no campus da Unesp em Bauru-SP, aconteceu o III CPOT, com o apoio da SBPOT. A mesa de abertura do evento e a mesa institucional “SBPOT: Os Caminhos da POT no Brasil no Atual Contexto Brasileiro” tiveram a participação da vice-presidente da SBPOT, Thaís Zerbini, e da primeira secretária da gestão anterior da SBPOT (2016-2018), Marina Greghi Sticca.

Diálogo Digital “Acidente de Trabalho e Saúde Mental do Trabalhador”

No dia 21 de maio, em Brasília-DF, o CFP (Conselho Federal de Psicologia) promoveu um debate como ação do “Abril Verde” para tratar temas relativos à saúde mental no trabalho, como a prevenção de acidentes e o adoecimento mental. Participaram do bate-papo o presidente do CFP, Rogério Giannini, o representante do MPT (Ministério Público do Trabalho), Afonso Rocha, a presidente da SBPOT, Fabiana Queiroga e Claudia Rejane de Lima, especialista em saúde pública e experiência de mais de 20 de assessoria sindical em Saúde do Trabalhador. 

Simpósio “Psicologia e Segurança Pública”

Em Curitiba-PR, no dia 25 de maio, ocorreu o evento organizado pelo CRP-PR para abordar os desafios atuais e as atuações da Psicologia em contextos de segurança pública. Acesse a programação e assista ao simpósio.

10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP)

O 10º CNP acontece em Brasília-DF nos dias 30 de maio a 02 de junho, com o tema “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”. No congresso, são definidas as diretrizes norteadoras das próximas gestões do CFP e dos CRPs. Na ocasião, a SBPOT esteve presente e reforçou o seu apoio à “Frente pela Defesa da Psicologia” nas eleições para o Sistema Conselhos de Psicologia neste ano.

 

Diretoria da SBPOT

Presidente: Fabiana Queiroga (UniCEUB)

Vice-Presidente: Thaís Zerbini (USP-Ribeirão Preto)

1ª Tesoureira: Melissa Machado de Moraes

2ª Tesoureira: Daiane Rose Cunha Bentivi Aquino (Universidade do Porto)

1ª Secretária: Lara Barros Martins (IMED)

2º Secretário: Raphael Henrique Castanho Di Lascio (Universidade Positivo)