Samuel Antenor | Agência FAPESP – A FAPESP e a Natura lançaram, na quinta-feira (23/06), o Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano, voltado para estudos nas áreas de neurociências, psicologia positiva, psicologia social, neuroimagem, neuropsicofisiologia, psicometria, estudos populacionais e longitudinais.
Formado por uma rede de pesquisadores das áreas de psicologia e neurociências da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o Centro, sediado no Instituto de Psicologia da USP (IPUSP), é o primeiro na área de Humanidades criado a partir de modelo de financiamento compartilhado entre uma empresa privada e a Fundação.
Os investimentos previstos para sua implantação e condução de suas atividades chegarão a R$ 40 milhões em dez anos, dos quais R$ 20 milhões serão divididos igualmente entre Natura e FAPESP. Outros R$ 20 milhões serão dispendidos como contrapartida pelas universidades, em forma de apoio institucional e administrativo aos pesquisadores envolvidos, incluindo salários e infraestrutura.
Para José Goldemberg, presidente da FAPESP, o Centro deverá fornecer subsídios para ajudar a entender as necessidades de bem-estar da sociedade, e a obter condições mínimas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
“O Centro se dedicará ao levantamento de dados qualitativos e quantitativos, com vistas à melhoria da qualidade de vida das sociedades modernas a partir de uma Interação da universidade com o setor produtivo”, disse
Para ele, a integração entre áreas do conhecimento será um diferencial do Centro, onde cerca de 30 pesquisadores conectados em rede desenvolverão projetos cooperativos articulando instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.
A proposta do Centro é realizar estudos multidisciplinares, a fim de gerar novos conhecimentos, conceitos, metodologias, tecnologias, ações de educação, desenvolvimento de indicadores e a estruturação de uma base sólida para avaliação e promoção do bem-estar da população brasileira.
Durante o evento de lançamento do Centro, na sede da FAPESP, Andrea Álvares, vice-presidente de marketing e inovação da Natura, afirmou que o modelo escolhido para sua implantação está na vanguarda da inovação aberta.
“Quanto maior a diversidade dos envolvidos, mais ricos serão os resultados, pois a iniciativa irá fortalecer o conhecimento científico para promover o bem-estar de nossos consumidores e da sociedade como um todo. Ao final, queremos oferecer o que há de mais avançado no conhecimento nesta área”, afirmou.
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