SBPOT Lança Nota Contra Cortes no Orçamento do CNPq

Nota Pública

AMEAÇA DE CORTE DE BOLSAS DE PRODUTIVIDADE DO CNPq

A produção de conhecimento e tecnologia é hoje consensualmente vista como um grande diferencial competitivo entre nações e fator de superação das profundas desigualdades nacionais. Neste contexto, é surpreendente que o já reduzido apoio à ciência nacional sofra cortes a pretexto de qualquer tipo de justificativa.

Os investimentos nesta área que deveriam, crescentemente, alcançar patamares compatíveis com o nível e o espaço que a ciência brasileira já ocupa no cenário internacional, têm sido objeto de seguidos cortes e contingenciamentos.
A extinção do ministério da Ciência Tecnologia e Inovação já havia sido uma sinalização bastante negativa dos rumos que o apoio à pesquisa teria no atual governo. Os potenciais cortes nas bolsas de produtividade de pesquisa, anunciados nesta semana, aliados à falta de financiamento de editais clássicos do CNPq, constituem fonte de profunda preocupação da comunidade cientifica que, diferentemente da atual gestão da área, vê na educação, ciência e tecnologia, caminho para superação dos graves problemas que ainda vivemos no país.

A SBPOT – Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho, como entidade cientifica, vem a público manifestar sua profunda preocupação com a atual política para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação em função dos cortes anunciados no orçamento e nas bolsas de produtividade do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento.

Conclamamos toda comunidade científica da Psicologia brasileira em se manifestar contra esta medida.
Convidamos os associado da SBPOT, e a comunidade em geral, a enviar mensagens à presidência do CNPq e ao Ministro das Comunicações, Ciência e Tecnologia se manifestando contra o corte.

Contatos:

Presidência CNPq: Hernan Chaimovich – [email protected]
Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações: Gilberto Kassab – [email protected]

Brasília, 20 de Outubro de 2016

Adriano de Lemos Alves Peixoto
presidente