SBPOT vai ao Senado Contra Projeto de Lei que cria Reserva de Mercado

Representantes do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP DF), Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) reuniram-se nessa quinta-feira (20) com a assessoria do senador Romero Jucá (PMDB/PE), relator do Projeto de Lei 439/2015, que dispõe sobre o exercício de atividades nos campos da Administração, restringindo atribuições que hoje são exercidas por psicólogas(os) e outros profissionais a tecnólogos e administradores.

Na ocasião, a conselheira presidente do CRP DF, Vanuza Sales, chamou atenção para a rejeição dos profissionais de Psicologia ao PLS em consulta pública promovida pelo portal E-Cidadania, do Senado Federal. “Precisamos abrir o debate com os demais profissionais e nos colocamos à disposição para trazer as contribuições da Psicologia para essa discussão”, ressaltou.

Acompanhando as observações de Fabiana Queiroga, da SBPOT, sobre os avanços da produção acadêmica da Psicologia no campo organizacional, o conselheiro regional de Psicologia Vitor Barros Rego, ponderou sobre o aspecto multidisciplinar da área, que recebe contribuições de diversos saberes.

A reunião contou ainda com a presença da conselheira regional de Psicologia, Rosimeire Honorata e do vice-presidente do CFP, Rogério de Oliveira, que informou sobre o documento que será protocolado pela autarquia em parceria com a SBPOT e anexado ao PLS para oferecer subsídios para a discussão.

Na oportunidade, o assessor Marcel Guimarães comunicou que não há previsão para o andamento do projeto no Senado, ressaltando a necessidade de uma audiência pública para discussão da matéria na Casa.