Principal

O trabalho e as medidas de contenção da COVID-19:
contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho no contexto da pandemia

Prezadas/os, 

No mês de maio a SBPOT lançou o primeiro volume da coleção “O trabalho e as medidas de contenção da COVID-19: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho no contexto da pandemia”.  O Volume 1 foi dedicado às orientações para o trabalho à distância feito em casa que está compulsoriamente sendo realizado em função da pandemia do novo coronavírus. O Volume 2 amplia a discussão no mundo do trabalho e reúne textos sobre os impactos da pandemia para o trabalhador e suas relações com o trabalho. Ambos materiais podem ser acessados nosso site  (https://www.sbpot.org.br/publicacoes)

No Volume 3 o objetivo é trazer reflexões sobre os impactos da pandemia no trabalho considerando diferentes campos de inserção da Psicologia. Para tal, 16 entidades de Psicologia foram convidadas a contribuir com suas experiências no desenvolvimento das temáticas. Para o desenvolvimento dos textos, a SBPOT fez também a indicação de experientes pesquisadores cujo foco de atuação é reconhecidamente o trabalho. Nesse volume estão reunidas as sete temáticas apresentadas a seguir.

  • 1. A Psicologia no Enfrentamento da Revolução da COVID-19 Sigmar Malvezzi (USP), Izabel Hazin (CFP) & Lisiane Bizzaro (SBP)
  • 2. Os Impactos no Mundo do Trabalho e a Prática Reflexiva Telepresencial no Contexto da Pandemia José Carlos Zanelli (Instituto Zanelli), Antônio Virgílio Bittencourt Bastos (CFP) & André de Carvalho Barreto (FENAPSI)
  • 3. Formação Profissional e Produção de conhecimento em Psicologia diante da pandemia Roberto Moraes Cruz (rPOT), Maria Cláudia (ANPEPP), (Rute Bicalho (ANPEPP) & Ângela Soligo (ABEP)
  • 4. Atuação Profissional no Contexto da Saúde e Hospitalar de Psicólogos para o Enfrentamento da Pandemia da COVID-19 Maria Geralda Viana Heleno (ABPSA), Miria Benincasa Gomes (Universidade Metodista de São Paulo), Suzana da Rosa Tolfo (UFSC) & Priscila Gasperin Pellegrini (UFSC)
  • 5. Contribuição da Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres, no Esporte, no Trânsito e nas Relações Pessoa-Ambiente em um Cenário de Pandemia Marly Terezinha Perrelli (Sindicato dos Psicólogos do Paraná), Thabata Castelo Branco Telles (ABRAPESP), Juliana de Barros Guimarães (ABRAPSIT) & Fábio de Cristo (ABRAPA)
  • 6. Adaptação da Atuação Psicodiagnóstica, Psicoterapêutica e em Orientação de Carreira em meio à Pandemia Ana Claudia Souza Vazquez (ABP+, UFCSPA), Angela Hiluey (ABRAP), Thatiana Helena de Lima (IBAP), Sonia Regina Pasian (ASBRo), Manoela Ziebell de Oliveira (ABOP) & Alyane Audibert (ABOP)
  • 7. Aspectos psicossociais e psicopolíticos da pandemia da COVID-19 Frederico Alves Costa (ABPP), Deivis Perez (ABRAPSO), Fabiana Queiroga (UniCEUB) & João Gabriel Modesto (UniCEUB)

O texto da Temática 1 está disponível e fala sobre “ A Psicologia no Enfrentamento da Revolução da COVID-19”. O e-Book com as demais temáticas será disponibilizado em breve! Boa leitura a todos!

Para receber os outros textos
desse volume deixe seu nome e email: