Boletim SBPOT 11/2019

BOLETIM SBPOT

Nº 11 | 09/2019

Acompanhe a SBPOT no site e nas redes sociais: acesse, curta e siga as publicações no Facebook, Instagram e LinkedIn.

O Boletim SBPOT é um espaço de comunicação entre a SBPOT e seus associados. Por ele, apresentaremos as ações da SBPOT, notas e informativos, bem como divulgaremos eventos, editais, chamadas de trabalhos, publicações da nossa revista científica rPOT,  dentre outros assuntos da área.

A periodicidade do Boletim SBPOT é mensal, e as informações para divulgação podem ser enviadas para o Fale Conosco.

DESTAQUES

Consulta Pública SBPOT – “Competências para a atuação do psicólogo organizacional e do trabalho: Um referencial para a formação e qualificação profissional no país”

Entre os dias 19/09 e 03/10 está aberta a consulta pública para validar as competências do psicólogo O&T descritas por grupos de especialistas e apresentadas ao longo de diversos eventos. Essa etapa dá continuidade ao processo de desenvolvimento de um referencial nacional que apoie a formação e qualificação do psicólogo de POT no país. Participam três grandes grupos dessa consulta: associados ativos da SBPOT, comissões de POT de todos os CRPs e representantes do CFP, e membros de GTs da ANPEPP inseridos na área de POT.

Revisão e reconsideração das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia na Comissão da Câmara de Educação

A SBPOT tem participado de reuniões e grupos de trabalho, em um importante processo de reelaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação em Psicologia no Brasil. No presente momento, foi encaminhada uma carta entregue por representantes de entidades científico-profissionais e outros atores (psicólogos, professores e estudantes de Psicologia), da qual a SBPOT é signatária, para solicitar à Comissão da Câmara de Educação (CNE) a reconsideração de algumas modificações das DCNs para chegar a um documento de consenso.

Para que(m) serve esse conhecimento?

O Episódio 3 do "Para que(m) serve esse conhecimento?" trouxe Márcia Regina Teixeira Minari (Universidade Católica Dom Bosco-UCDB) falando sobre o artigo de sua autoria "Impacto da cultura organizacional no desequilíbrio entre esforço-recompensa no trabalho em uma universidade pública federal", junto a Liliana Andolpho Magalhães Guimarães (UCDB), publicado no número 19(2) da rPOT.

EVENTOS

No mês de setembro, dois grandes eventos, preparatórios do IX CBPOT (08 a 11 de julho de 2020, Curitiba/PR), organizados pelos representantes regionais da SBPOT, Renatto Marcondes e Alexandra Marçulo, aconteceram nas regiões Sudeste e Norte do país: o II SPOT e o I CPOT.

II SPOT – Gestão da Diversidade e o Futuro das Organizações

No dia 21 de setembro, em São Paulo (Universidade São Judas), aconteceu o II Simpósio de Psicologia Organizacional e do Trabalho: "Gestão da Diversidade e o Futuro das Organizações", que contou com várias palestras e mini-cursos.

I CPOT – Formação, demandas e desafios de atuação em contextos diversos

Com o tema "Formação, demandas e desafios de atuação em contextos diversos" estreia o I CPOT – I Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Região Norte, aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em Boa Vista/RR.

Workshop: Desenho do trabalho e suas interfaces com saúde, carreira e sociedade

Nos dias 03 e 04 de outubro acontecerá em Brasília/DF, um conjunto de mesas redondas com pesquisadores da área de POT para discutir sobre "Desenho do trabalho e suas interfaces com saúde, carreira e sociedade". O evento é aberto ao público externo e as inscrições são gratuitas: https://doity.com.br/workshop-sobre-desenho-do-trabalho. Para mais informações, entrar em contato por meio do e-mail: [email protected]

 

Diretoria da SBPOT

Presidente: Fabiana Queiroga (UniCEUB)

Vice-Presidente: Thaís Zerbini (USP-Ribeirão Preto)

1ª Tesoureira: Melissa Machado de Moraes

2ª Tesoureira: Daiane Rose Cunha Bentivi Aquino (Universidade do Porto)

1ª Secretária: Lara Barros Martins (IMED)

2º Secretário: Raphael Henrique Castanho Di Lascio (Universidade Positivo)