COVID-19 e os impactos no mundo do trabalho

No mês de maio a SBPOT lançou o primeiro volume da coleção "O trabalho e as medidas de contenção da COVID-19:
contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho no contexto da pandemia".  O Volume 1 foi dedicado às orientações para o home office (trabalho à distância feito em casa) mandatório, ou seja, aquele que está compulsoriamente sendo realizado em função da pandemia do novo coronavírus. 

O Volume 2 amplia a discussão no mundo do trabalho e reúne textos sobre os "Impactos da pandemia para o trabalhador e suas relações com o trabalho". As sete temáticas abordadas nesse Volume são as seguintes.

1. Trabalhadores na pandemia: múltiplas realidades, múltiplos vínculos (Ana Carolina de Aguiar Rodrigues, Daniela C. Bahia Moscon, Giselle Cavalcante Queiroz e Juliana Correia da Silva)

2. Trabalhadores em arranjos alternativos de trabalho diante da COVID-19 (Daiane Rose Cunha Bentivi, Laila Leite Carneiro e Adriano de Lemos Alves Peixoto)

3. Trabalho em contexto de pandemia, saúde mental e qualidade de vida no trabalho: diretrizes essenciais (Mário César Ferreira e Jorge Tarcísio da Rocha Falcão)

4. Trabalhadores e trabalhadoras na informalidade: intervenções possíveis (Fellipe Coelho-Lima e Pedro Fernando Bendassolli)

5. Novas demandas de aprendizagem dos trabalhadores face à pandemia da COVID-19 (Gardênia da Silva Abbad e Juliana Legentil)

6. Criando novas soluções para o trabalho e para os trabalhadores em resposta à pandemia (Maria de Fátima Bruno-Faria, Tatiana de Cassia Nakano e Heila Magali da Silva Veiga)

7. Os impactos da Covid-19 nas carreiras dos trabalhadores (Juliana Seidl, Alexsandro Luiz De Andrade e Filip De Fruyt)

 

Nesse momento, a SBPOT disponibiliza o texto da Temática 4 que fala sobre "Trabalhadores e trabalhadoras na informalidade: intervenções possíveis" elaborado pelos professores Fellipe Coelho-Lima e Pedro Bendassolli, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. http://www.sbpot.org.br/central-de-conteudo-covid19

Boa leitura a todos!