Diretoria 2022-2024

Presidente – Juliana B. Porto

É doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e coordenadora do programa de pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília. É coordenadora do Grupo Tamayo de Pesquisa na UnB. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho entre 2007 e 2011 e editora associada da rPOT entre 2010 e 2012 e da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa entre 2016 e 2018. Seus principais temas de pesquisa são: cultura organizacional, valores pessoais e do trabalho, compatibilidade indivíduo-organização, comportamento ético, bem-estar e comportamentos proativos no trabalho.

Lattes – clique aqui


Vice-Presidente – Hugo Sandall

Doutor em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira (Linha de Pesquisa: Cognição Social, Organizações e Trabalho), Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília e Psicólogo pela Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas na área de Desempenho no Trabalho e Comportamento do Consumidor. Criou o Performapa, um instrumento de design thinking para o mapeamento do desempenho no trabalho visando autogestão. Investiga a satisfação de clientes e comprometimento de funcionários em contextos aplicados. Sua atuação inclui a promoção da integração entre a academia e o mercado viabilizando a aplicação do conhecimento científico em organizações.

Lattes – clique aqui


1ª TesoureiraJúlia Gonçalves

Doutora em Psicologia – Área de Psicologia das Organizações e do Trabalho – pela UFSC (2019) com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona – UAB/Espanha (2017). Mestre em Psicologia – Ênfase em Psicologia da Saúde pela UFSM (2014). Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing (UFN, 2012). Especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental (WP/FACCAT, 2013). Graduação em Psicologia (UFN, 2009). Coordenadora adjunta do Programa de Pós Graduação em Psicologia (desde 2022), Docente do Programa de Pós Graduação em Psicologia (desde 2020) e na Graduação em Psicologia (desde 2018) IMED (Campus Passo Fundo/RS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Psicossociais nas Organizações e no Trabalho (GePot/IMED) e Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho, desde 2015 (NEPPOT/UFSC).Membro do GT Trabalho e Saúde na vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Áreas de atuação e experiência: Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional e do Trabalho. Interesse de pesquisas: Processos psicossociais no trabalho (fatores de risco e de proteção), Saúde do trabalhador, Gestão de Pessoas, Psicologia do Trabalho e das Organizações, Avaliação Psicológica, Métodos e Procedimentos de Pesquisa e Orientação Profissional.

Lattes – clique aqui


2ª TesoureiraVeronica Cortes (2023-2024)

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1995) e mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1999). Atualmente é professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em regime de dedicação exclusiva.

Lattes – clique aqui


Juliana Camilo (1ª Tesoureira 2022-2023): Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2003), mestrado (2007) e doutorado (2016) em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2020). Professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Programa de Pós Graduação em Psicologia (mestrado) na linha de POT. Coordena pesquisadores do Brasil e de Portugal da Red Iberoamericana de Investigación en Trabajo, Género y Vida Cotidiana (TRAGEVIC), vinculada à Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP). É filiada à Red Iberoamericana de Psicología de las Organizaciones y del Trabajo ? RIPOT, sendo também membro do GT Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP. É 1ª Tesoureira da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), ciclo 2022-2024. Tem experiência em pesquisa científica nos seguintes temas: psicologia do trabalho, precarização e sofrimento do trabalhador, saúde mental e psicologia social do esporte. Lattes – clique aqui


1ª SecretáriaSilvia Amorim

Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em terapia cognitivo-comportamental pela Faculdade Redentor. Mestra e doutora em psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) – campus Niterói (RJ), com ênfase em Cognição Social, Organizações e Trabalho. Realizou estágio doutoral na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Portugal). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento. Integrante do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Subjetividade e Saúde (LETSS) e do Grupo de Trabalho Cultura Organizacional e Saúde no Trabalho da ANPEPP. Tem interesse e está envolvida em projetos relacionados ao envelhecimento no trabalho, aposentadoria, diversidade no trabalho, bem-estar no trabalho, comportamento organizacional positivo e avaliação psicológica no contexto organizacional e do trabalho.

Lattes – clique aqui


2ª Secretária – Eveli F. de Vasconcelos

Possui Doutorado (2016), mestrado (2005) e graduação (1994) em Psicologia pela UCDB . Atua como docente , supervisora de estágio e pesquisadora em Psicologia na mesma Universidade, onde também coordena cursos de Pós Graduação Lato Sensu em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Avaliação e Perícia Psicológica .Tem experiência em Psicologia, Organizações e Trabalho, atuando principalmente em temas da área: formação e atuação em POT, gestão de pessoas e comportamento organizacional. É Avaliadora ad hoc para Autorização e Reconhecimentos de Cursos representando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP/MEC e Membro da Diretoria da SBPOT – Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho – Gestão 2022-2024 

Lattes – clique aqui