Busca
Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho | Ir para página inicial

Publicações

EQUIPE EDITORIAL DA rPOT

Publicado em : 19/01/2020

EQUIPE EDITORIAL rPOT

Roberto Moraes Cruz - Editor Chefe, UFSC

Psicólogo, especialista em avaliação psicológica, ergonomia e psicologia ocupacional, doutor em Engenharia de Produção (Ergonomia), pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico. Atualmente é professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório Fator Humano (UFSC) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia e Saúde. Ênfases de estudos: avaliação de aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde e trabalho; fatores humanos em ambientes isolados, confinados e extremos; construção e adaptação de métodos e instrumentos de avaliação e diagnóstico psicológico.

Jairo Eduardo Borges-Andrade - Editor Sênior, UnB

Possui graduação (1972) em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado (1977) e doutorado (1979) em Sistemas Instrucionais pela Florida State University. Estágios de pós-doutorado realizados: International Food Policy Research Institute (1990), University of Sheffield e Rijksuniversiteit Gröningen (2001) e Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (2010). Foi pesquisador da Embrapa (1979-1993), onde desenvolveu atividades ligadas a gestão de pessoas e de ciência e tecnologia. Desde 1993, é professor titular da UnB, onde faz pesquisa (Aprendizagem, Processos Psicossociais e Mudança nas Organizações), ensino (Graduação, Mestrado e Doutorado) e extensão (Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal). Gestão realizada em entidades científicas e profissionais: Capes (Psicologia), CNPq (Psicologia), ANPEPP, SBPOT, CFP e CRP-01.

Daniela Campos Bahia Moscon - Editora Associada, UFBA

Psicóloga, doutora e mestre em Administração pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), onde atua como professora Adjunta da Escola de Administração (EAUFBA). Atuou por 10 anos na UNIFACS (Universidade Salvador), onde lecionou no Mestrado em Administração e na Graduação em Psicologia, liderou o grupo de iniciação científica (GPDS - Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Social) e a ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Nessa mesma instituição, foi membro do colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Atua ainda em cursos de Pós-Graduação em Administração e Psicologia e na preparação para diversos concursos públicos. Integra os grupos de pesquisa "NAVE, Núcleo de Estudos Avançados em Comunicação Empresarial" e ? Indivíduo, Organizações e Trabalho: processos psicossociais?, vinculado ao programa de pós graduação em Psicologia da UFBA. Atualmente, é editora associada da Revista Psicologia organizações e Trabalho (RPot) e líder de tema no ENANPAD (Divisão GPR). Atuou nos últimos 23 anos em atividades relacionadas à gestão de pessoas em diversas organizações, coordenando projetos ligados a desenvolvimento de pessoas, gerenciamento de competências, atração e retenção de talentos, gestão de clima organizacional, além de todos os demais subsistemas relacionados.

Marcos Ricardo Datti Micheletto - Editor Associado, Unesp

Graduado e Licenciado em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP), permanece envolvido em pesquisas e práticas sobre processo de estresse e seu enfrentamento no âmbito dos Sistemas Organizacionais de Trabalho e Sistemas Familiares. Titulou-se Doutor em Ciências da Saúde pela FAMERP, Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas, Especialista em Intervenção Sistêmica (FAMERP/PUC-SP) e Especialista em Psicologia da Saúde (FAMERP). Atua no cargo de psicólogo em Saúde do Trabalhador na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP). É docente convidado para cursos de Especialização da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). É docente convidado para o curso de Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho do Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV/FGV). Membro do GT-Psicossociologia do Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP). Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde (BRAPEP). Membro efetivo do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde do CNPq/FAMERP. Psicoterapeuta. Atuou como Psicólogo-Supervisor no Serviço de Psicologia do Hospital de Base de São José do Rio Preto, como Consultor-Parceiro da OS Consultoria e como docente para Graduação em Psicologia da UNILAGO (União das Faculdades dos Grandes Lagos), FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) e da UNORP. Também exerceu docência em cursos de Administração, Marketing e Turismo da UNIRP (Centro Universitário de Rio Preto). Foi membro-colaborador da OAB - SP Sub-secção de São José do Rio Preto (Comissão Biodireito) e do CRP-SP (Conselho Regional de Psicologia). Tem experiência na área de Saúde Ocupacional, Psicoterapia e em Aconselhamento Genético com base na Psicologia da Saúde, abordando os temas: saúde do trabalhador, estresse e enfrentamento, crescimento pós-traumático, interdisciplinaridade em Serviço de Aconselhamento Genético, avaliações psicossociais em ambientes laborais de unidades intensivas de tratamento (UTI) e centro cirúrgico hospitalar, psicoterapias cognitiva, sistêmica e gestáltica e consultoria motivacional (educação em saúde).

Marina Greghi Sttica - Editora Associada, USP

Possui graduação em Psicologia (2005) pela Universidade Federal de São Carlos e graduação em Administração (2011) pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos na área de Trabalho, Tecnologia e Organização. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP)- Departamento de Psicologia-na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT/USP). Editora Associada da Revista Psicologia: Organizações e Trabalho - Gestão 2017 - 2019 (rPOT). Participa do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Grupo de Trabalho de Psicologia Organizacional e do Trabalho na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Realiza pesquisas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com ênfase em Psicologia do Trabalho.

Mary Sandra Carlotto - Editora Associada, UNISINOS

Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1983), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2002) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2005). Pós-doutorado pela Universidade de Valencia/Espanha (2010). Professora do Curso de Psicologia e do PPG em Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional (GPPSO). Membro da equipe de investigação da Unidad de Investigación Psicosocial de la Conducta Organizacional (UNIPSICO) - Universidade de Valencia - Espanha. Membro da equipe de investigação do Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Universidade do Porto - Portugal. Membership of Society for Occupational Health Psychology (EUA). Membro da ABECiPsi - Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia. Editora Associada da Revista Quaderns de Psicologia/Barcelona/Espanha . Principais temas de pesquisa: Riscos Psicossociais no Trabalho; Estresse e Coping Ocupacional, Síndrome de Burnout; Assédio Moral; Adição ao Trabalho; Tecnoestresse; Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho; Bem-estar no Trabalho; Work Design; LIderança; interação Trabalho-Família.

Germano Gabriel Lima Esteves - Editor Júnior, UniRV

Doutorando em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações na Universidade Nacional de Brasília - PSTO/UNB, na linha de Avaliação e medidas em Psicologia. Mestre em Psicologia (2014), pela Universidade Federal de Alagoas, com ênfase em Processos Cognitivos e Avaliação Psicológica. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade de Rio Verde (UniRV).Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica de Rio Verde - LAPRV. Membro do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE/CNPq - 483445/2011-8). Integrante do grupo de pesquisa Bases Cognitivo-Emocionais do Comportamento (BCEC/UFAL). Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Seus interesses e atividades de pesquisa concentram-se nas áreas de: (1) Psicometria (Construção e Adaptação de Instrumentos Psicométricos e Ensino e promoção do desenvolvimento de habilidade em psicometria); (2) Metodologia de pesquisa; (3) Processamento de dados Estatísticos; (4) Psicologia Cognitiva; (5) Psicologia Forense (Psicopatia, Dark Triad, Dark Tetrad, Sadismo); (6) Utilização e desenvolvimento de tecnologias para Psicologia. 

Paola Barros Delben - Editora Júnior, UFSC

Psicóloga, mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com projeto voltado a regiões polares e ambientes ICE (isolados, confinados e extremos), sobre comportamento seguro em expedicionários militares do Programa Antártico Brasileiro, deserto do Atacama e montanhas. Participante de 5 expedições à Antártica, desde 2014. Experiência em trabalhos focais e em grupos com crianças em contexto escolar, frisando o interesse na potencialização de capacidades, como também na Unidade Pediátrica do Hospital Universitário da UFSC. Experiência no laboratório de Educação à Distância da UFSC (LED), realizando trabalhos de edição e animação das videoaulas, estágio em projetos do Laboratório de Educação Cerebral e Neurociências do Esporte (LEC-LANESPE), selecionada para o curso de verão da USP em Fisiologia Humana Comparada e participante do projeto de extensão "Neurobiologia da Depressão e do Gênero", projeto pro-humor, que visou a construção de uma cartilha para pacientes na menopausa com fibromialgia que fazem o uso de antidepressivos, no Laboratório de Neurobiologia do Comportamento - UFSC. Designer educacional, atuando na elaboração de curso EaD no NUTE-UFSC.

Pedro Augusto Crocce Carlotto - Assistente Editorial, UFSC

Psicólogo e Técnico em Segurança do Trabalho, Especialista em Gestão Empresarial, Mestre em Psicologia das Organizações e do Trabalho (UFSC). Atualmente é Assistente Editorial na Revista Psicologia: Organizações & Trabalho (rPOT). Integrante do Laboratório Fator Humano (UFSC). Ênfase de estudos em riscos ocupacionais e segurança no trabalho.