Busca
Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho | Ir para página inicial

Institucional

Quem Somos

A Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) é uma das áreas mais antigas da Psicologia Brasileira, remetendo-se ao início do exercício profissional de psicólogo no País. Desde esta época, testemunhamos o crescimento expressivo da área de POT no Brasil. Ainda assim, durante muito tempo, os avanços obtidos eram desenvolvidos por grupos de professores, pesquisadores e profissionais que se apresentavam dispersos geograficamente sem que efetivamente tivessem a oportunidade de reunir seus esforços em prol de um projeto comum: a expansão e consolidação da Psicologia Organizacional e do Trabalho no país.

Esta foi uma das principais razões que motivou um grupo de pesquisadores, professores e profissionais deste campo de atuação a criar uma associação que tivesse a missão de fortalecer politicamente a psicologia organizacional e do trabalho no cenário nacional, e também construir uma ampla rede de integração de estudiosos e interessados, para então planejar ações que permitissem levar adiante projetos de cooperação em pesquisa, de intercâmbio de conhecimentos e experiências, e de produção bibliográfica em todo território nacional.

Assim, em 2001, foi criada a SBPOT – Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Uma associação de propósitos científicos e educacionais com a finalidade de promover a produção e divulgar o conhecimento científico e tecnologias na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

O que fizemos para disseminar os conhecimentos

  • Criação do "CBPOT - Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho", que tem periodicidade bienal;
  • Criação da "rPOT – Revista Psicologia Organizações e Trabalho". Primeira revista científica especializada em Psicologia Organizacional e do Trabalho voltada ao fomento de produção de conhecimento e à discussão na área do trabalho e dos processos organizacionais;
  • Apoio à divulgação de livros, artigos, de caráter científico, que contam com a participação de nossos associados;

O que estamos fazendo para ampliar nossa participação política

  • Discussão política da atuação do psicólogo na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e de suas interfaces com outras áreas do conhecimento, no sentido de construir um diálogo com as demais áreas que permita um trabalho interdisciplinar. 
  • Participação em diversos Fóruns com a finalidade de discutir políticas e práticas voltadas para a formação e prática profissional, fortalecer a pesquisa e a prática em Psicologia e consolidar o papel social da Psicologia no país.
  • Participação na definição de políticas de pesquisa em Psicologia com a nossa inclusão entre as entidades científicas que indicam representantes para a renovação dos Comitês de Assessoramento (CAs) do CNPq.

O que estamos fazendo para estimular a cooperação nacional e internacional na área

  • Manutenção de intercâmbio e parcerias com outras associações e entidades nacionais e internacionais científicas e profissionais para contribuir para o contínuo desenvolvimento da Psicologia;
  • Incentivo à participação de profissionais e estudantes afins à Psicologia Organizacional e do Trabalho visando a enriquecer nossas possibilidades de cooperação interdisciplinar.