História

SBPOT – Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho nasceu em 26 de Junho de 2001. Um dos principais desafios da primeira diretoria foi a consolidação e a organização jurídica da entidade. Nesse período inicial, a SBPOT contava com um pequeno número de associados, cerca de 60 profissionais, pesquisadores e estudantes. Aos poucos, a associação começou a marcar presença nos principais eventos nacionais em Psicologia e em questões políticas referentes à Psicologia e à Psicologia Organizacional e do Trabalho no Conselho Federal de Psicologia – CFP.

Em 2004, a principal ação foi a realização do I CBPOT (Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho), em Salvador, que já nasceu sob a marca do sucesso. Nesse período, também foram desenvolvidos trabalhos importantes para a consolidação da SBPOT, entre eles: atualização do site, criação do primeiro grupo de discussão na internet, representação dos filiados no Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, aumento do número de associados, ampliação e aproximação da rPOT (Revista Psicologia Organizações e Trabalho). Esta, até então, era uma publicação dos programas de pós-graduação da UFBA, UFSC e UnB e a SBPOT garantia exemplares da revista para todos os filiados.

Em 2006, o CBPOT consolidou-se como o principal congresso da área de POT no Brasil, tendo o número de trabalhos inscritos e de participantes evidenciado a relevância da discussão dos temas em Psicologia Organizacional e do Trabalho para os profissionais da área.

De 2006 a 2018 já foram realizados oito CBPOTs, foi atualizada a nossa identidade visual, criaram-se canais via redes sociais para aproximar ainda mais pesquisadores, profissionais e estudantes. Em mais de 15 anos de existência, avaliamos que o surgimento da SBPOT permitiu refletir e atuar, de modo mais sistemático, sobre a Psicologia Organizacional e do Trabalho no Brasil. Observa-se o constante crescimento e desenvolvimento da área de POT,  havendo uma preocupação, cada vez maior, em aproximar os conhecimentos científicos produzidos na academia e os profissionais que atuam nas organizações. 

É relevante o papel que a nossa associação confere à visibilidade da área, além de servir como ponto de referência e fórum legítimo de discussão política e científica para os que atuam, para os que se encontram em processo de formação e para aqueles que se interessam pelo campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho.

continua…