Amanhã acontece o IV Encontro preparatório para o X CBPOT

O X Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho está chegando! Por isso, as rodas de conversa mensais organizadas pela SBPOT, agora, serão ENCONTROS PREPARATÓRIOS para o CBPOT.

O próxima encontro acontecerá amanhã (13/05) às 17hrs na plataforma YouTube e abordará o tema “Diversidade, inclusão e equidade em contextos de trabalho, carreira, na formação e na pesquisa”. Para participar, basta nosso canal do Youtube.

O encontro será mediado pela Dra. Heloisa Helena Ferraz Ayres e contará com a presença das palestrantes Profa. Dra. Cirlene de Souza Christo, Profa. Dra. Maria de Lurdes Costa Domingos e Dra. Valérie Ganem.

Cirlene de Souza Christo é professora no Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da UFRJ. Vice-diretora da Revista Laboreal (Universidade do Porto/Portugal). Sua produção científica e atividades de ensino, pesquisa e extensão privilegiam os temas da Psicologia do Trabalho e da Saúde do Trabalhador, fazendo uso, em uma perspectiva ergológica, dos referenciais teórico-metodológicos da Ergonomia da Atividade, Clínica da Atividade e Psicodinâmica do Trabalho. Integra o grupo de pesquisa CNPq Ciência, Cuidado e Saúde na linha “Saúde e trabalho no setor público: estudos a partir das clínicas do trabalho”. Desde 2019 em um projeto de pesquisa interinstitucional (UFRJ, FIOCRUZ e UFF) intitulado “Saúde e direitos dos trabalhadores em tempos de plataformas digitais: um olhar sobre a atividade”. Supervisiona atividades de Estágio curricular na área de Psicologia do Trabalho, realizado junto a instituição de saúde e associações de trabalhadores. Coordena o Projeto de extensão Trabalho em plataformas digitais: diálogos sobre condições de vida e relações sociais concretas. Atuou como membro da Comissão de Acessibilidade do Instituto de Psicologia e participou da elaboração e realização da ação de extensão Políticas de acessibilidade na universidade: deficiência, participação e aprendizagem coletiva.

Maria de Lurdes Costa Domingos é professora do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) e do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense (LATEC/UFF). Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ); Doutora em Psicologia Social PPGPS/UERJ; Pesquisadora do Projeto Sistema de Gestão da Responsabilidade Social e Sustentabilidade do LATEC/UFF e do Grupo Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social (GAPIS/UFRJ-Plataforma Lattes CNPq). Responsável pelos Estágios em Psicologia Organizacional; Psicologia e Sustentabilidade (UVA) e Psicologia e Processos de Gestão (UNIFASE). Coordena projetos de extensão com ênfase em psicologia organizacional e sustentabilidade: – Feira de Práticas Sustentáveis (desde 2016); – Emprego Verde, Educação e Saúde: uma horta de plantas medicinais na região de Guaratiba/R.J. (desde 2018); – Construindo Sustentabilidade com Reciclagem (Desde 2019); Oficinas de Mapeamento para o Desenvolvimento Ecossistêmico da Região Petropolitana do Rio de Janeiro (desde 2021); – Gestão do desenvolvimento ecossistêmico de Tubiacanga (2018-2021); Projeto Licuri no Brasil: inovação social fortalecendo a cadeia produtiva do licurizeiro (2018-2021); Polinizando na ACM Rio de Janeiro: ações sustentáveis em projetos de vida (2019-2020).

Valérie Ganem é doutora em psicologia, orientada por Christophe Dejours, habilitada a orientar doutorado. Mestre de conferência titular na Universidade Paris 13, Unidade Transversal de Pesquisa em Psicogênese e Psicopatologia ( UTRPP), ( EA 4403 ), F- 93430, Villetaneuse, França. Associada à Universidade Paris 5-Descartes, Sorbonne Paris Cité, Psicologia Clínica, Psicopatologia, Psicanálise ( PCPP), (EA 4056 ) THEMA ” Sociedade, Violência, Trabalho ” – 92774 Boulogne – Billancourt, France. Desenvolve uma pesquisa comparativa entre Guadeloupe e Brasil a fim de estabelecer ligações entre a escravidão transatlântica, ” A situação antropológica fundamental ” no sentido de Jean Laplanche e a relação subjetiva atual ao trabalho e a dominação. Autora da metodologia específica chamada “histórico-clínica”. Paralelamente a isso, desenvolve, desde o início, pesquisas em psicopatologia e psicodinâmica do trabalho, as quais ela procura colocar à serviço da ciência da gestão e medicina do trabalho. Desde 2016, empreende uma pesquisa comparativa entre França e Brasil sobre o tema da saúde, do trabalho e da migração dentro do Projeto Vidas Paralelas Migrantes-perspectivas Brasil/França (CAPES/COFECUB).

Não perca essa conversa! Participe, contribua e tire suas dúvidas!

#diversidade#trabalho#carreira#psicologiadotrabalho#pesquisa