Inclusão e Gestão do Trabalho de Pessoas com Deficiência

O capacitismo, em suas diversas manifestações, tem dificultado uma avaliação positiva das possibilidades de trabalho das pessoas com deficiência. Pensando nisso, a Profa. Dra. Maria Nivalda de Carvalho-Freitas idealizou o curso “Inclusão e Gestão do Trabalho de Pessoas com Deficiencia”.

No curso você será capaz de compreender os processos de (ex)inclusão de pessoas com deficiência, analisando aspectos históricos; políticos; de justiça social; estruturais; ambientais; organizacionais; e psicossociais. Com o objetivo de que, no final do curso, você consiga desenvolver parâmetros de uma adequada gestão da diversidade funcional nas organizações.

O curso está disponível no Sympla! Veja a estrutura detalhada de como serão as aulas:

  • Texto didático: sobre a temática de cada aula;
  • Videoaulas: Serão disponibilizadas 16 videoaulas; três depoimentos de pessoas com deficiência que atuam com inclusão; uma roda de consultoria de um caso de reabilitação de pessoa que se acidentou no trabalho (atuação realizada pela psicóloga);
  • Caso ilustrativo: serão disponibilizados casos concretos para que o participante identifique a aplicabilidade dos conceitos teóricos. Nos conteúdos mais práticos, serão indicadas possíveis ações, checklists, fluxogramas, etc;
  • Conteúdo para reflexão: Serão colocadas questões para que o participante reflita, a partir de suas próprias vivências (essa estratégia será adotada apenas quando o conteúdo for pertinente).
  • Leitura complementar: Será disponibilizado artigo científico publicado sobre o tema.

Instrutoras do curso: Profa. Dra. Maria Nivalda de Carvalho-Freitas e Doutoranda Joelma Cristina Santos.

TIRE SUAS DÚVIDAS! NOS ENVIE UMA MENSAGEM