Modalidades para submissão de trabalhos X CBPOT

O X CBPOT será realizado em julho de 2022 e acontecerá de forma híbrida (virtual e presencial). Veja o cronograma do evento:

Atividades virtuais: de 06/07/22 a 08/07/22
Atividades presenciais: de 12/07/22 a 14/07/22

Os encontros presenciais serão realizados na Universidade Federal de São João Del Rei, São João Del Rei – Minas Gerais.

Normas para submissão e apresentação de trabalhos

No período 06 a 08 de julho de 2022 (Atividades Virtuais) e de 12 a 14 de julho de 2022 (Atividades presenciais), ocorrerão as apresentações dos trabalhos selecionados para as modalidades virtuais: Mesa Redonda (MR), Comunicação breve de pesquisa (CC), Relato de Experiência (RE), Pôster (PO) e presenciais: Simpósio (SIMP), Oficina de pesquisa (OP) e Incubadora de projetos (IP) no X Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

O processo de submissão das propostas de trabalho é totalmente on-line, via site https://www.sbpot.org.br/noticia/inscricoes-e-submissoes-x-cbpot/. Recomenda-se, no ato da inscrição, a leitura atenta das regras para a submissão dos trabalhos. Somente serão analisados trabalhos que estejam dentro das regras, que atendam ao modelo indicado neste edital e que forem submetidos dentro do prazo. Os trabalhos que não apresentarem todas as exigências serão desclassificados.

Para a submissão de trabalhos deverão ser seguidos os seguintes passos:

  1. Cadastro do proponente no sistema. Clique neste link https://www2.cfp.org.br/inscricoesonline/cbpot/2022/ e “Faça seu cadastro”.
  2. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Somente participantes inscritos e com a taxa de inscrição paga tem acesso ao sistema de submissão de trabalhos.

Solicitamos atenção ao preenchimento correto de todos os campos da ficha de inscrição para evitar posteriores problemas quanto à emissão de certificados e conteúdo programático.

O preenchimento correto do campo “e-mail” é de fundamental importância para o estabelecimento do vínculo de informações.

Após o cadastro, será enviado um e-mail de confirmação contendo os dados de acesso à área do inscrito (login e senha), onde é possível imprimir novamente o boleto da taxa de inscrição, caso seja necessário.

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizado para a disponibilização da submissão de trabalho. As formas de pagamento da taxa de inscrição do Congresso são por Cartão de Crédito, Boleto, Débito e PayPal.

Regras de reembolsos

Reembolsos poderão ser efetuados para participantes cujas propostas não tenham sido aceitas. Tais participantes terão ressarcimento mediante requerimento à SBPOT enviado para o e-mail: [email protected] até o dia 16/05/2022. Os requerimentos baseados em outra justificativa serão avaliados caso a caso pela comissão organizadora. A importância reembolsada será paga sem juros e sem correção monetária no período de 10/10/2022 a 21/10/2022. Sobre o valor do reembolso será descontado a tarifa bancária das transações através TED e DOC, caso seja necessária.

Acesse o formulário de reembolso:

Infraestrutura

Modalidade virtual: serão disponibilizadas salas virtuais. Os participantes deverão disponibilizar de dispositivos com acesso a internet câmera e microfones para acessarem as salas.

Modalidade presencial: serão disponibilizadas salas com um computador e projetor multimídia (sem equipamento de sonorização); outros equipamentos ou ferramentas deverão ser trazidos pelo apresentador.

Idiomas

As propostas de trabalhos somente poderão ser enviadas em português. Todas as modalidades aceitarão a submissão de trabalhos completos em português, espanhol ou inglês. Porém, inicialmente, apenas resumos deverão ser submetidos. Os autores dos resumos aprovados serão convidados, após aprovação, a enviar um trabalho completo, que será publicado nos anais do congresso.

Número de Trabalhos Submetidos

Cada participante poderá apresentar até três propostas de trabalho como autor principal. Não há limite para a participação como coautor. Aqueles coautores que não participarão do evento, precisam, ainda assim, realizarem suas inscrições no sistema do evento, mas NÃO PRECISAM REALIZAR O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

Trabalhos feitos em coautoria devem ser apresentados somente por um do(s) autor(es). Em caso de coautoria, a presença de um dos autores no momento da exposição será obrigatória. Não será admitida a apresentação do trabalho por terceiros.

O participante que submeter o trabalho no sistema será automaticamente designado como apresentador do trabalho, para as modalidades: Comunicação breve de pesquisa (CC), Relato de experiência (RE), Oficina de Pesquisa (OP), Incubadora de projetos (IP), e como coordenador, para Mesa Redonda (MR) e Simpósio (SIMP). Assim, solicita-se aos autores atentarem para esta regra e realizarem as devidas submissões pelo apresentador e/ou coordenador designado. 

Cada trabalho poderá ter no máximo 5 coautores.

O coautor também precisa estar inscrito no evento, não sendo necessário efetuar o pagamento caso não vá participar.

Resultado da avaliação dos trabalhos

Aqueles indicados para resubmissão deverão resubmetê-los no sistema com as alterações indicadas pela comissão científica no prazo indicado no cronograma do evento.

Modalidades de Inscrições

ModalidadeValor
Estudante não-sócioR$180,00
Estudante sócioR$90,00
(50% de desconto do valor total)
Estudante UFSJR$90,00
(50% de desconto do valor total)
Profissional não-sócioR$400,00
Profissional sócioR$200,00
(50% de desconto do valor total)
Estudante de pós-graduação não-sócioR$300,00
Estudante de pós-graduação sócioR$150,00
(50% de desconto do valor total)
Estudante de pós-graduação da UFSJR$150,00
(50% de desconto do valor total)
Para qualquer modalidade de Estudante será solicitado declaração que comprove o vínculo do estudante com a instituição no ano vigente. Para sócios da SBPOT é necessário enviar comprovante de filiação a associação.

PAGAMENTO POR EMPENHO: Para pagamento por empenho, entre em contato com a secretaria do evento através do e-mail: [email protected]

Modalidades de Apresentação de Trabalho

MODALIDADE VIRTUAL

MR – Mesa-Redonda

O objetivo desta atividade é o de promover uma discussão teórica sobre as áreas temáticas do congresso. As mesas-redondas reunirão três apresentações, podendo ser propostas por professores/as, pesquisadores/as ou profissionais, sendo um/uma deles/las também coordenador/a e proponente, necessariamente de duas ou mais instituições diferentes. Cada apresentação terá duração de até 20 minutos, de forma que o tempo total da atividade deverá ser de 90 minutos, incluindo o tempo de participação da audiência. A gravação das apresentações ficará disponível na plataforma do congresso por até 15 dias após o encerramento da modalidade virtual. As propostas de mesas-redondas devem contemplar os resumos de cada apresentação individual, assim como um resumo que apresente a proposta como um todo, integrando as demais apresentações. Os resumos deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: objetivos, método, resultados, discussão.

CC – Comunicação breve de pesquisa

O objetivo desta atividade é a apresentação de pesquisas que já estejam concluídas e que contemplem as áreas temáticas do congresso. Para compor uma sessão de apresentação oral serão escolhidos, pelas Coordenações de Área e pela Comissão Científica, resumos de pesquisas que permitam a interlocução entre os pesquisadores de uma mesma área temática e destes com a audiência. Cada apresentação terá duração de até 10 minutos e ocorrerá de forma síncrona e ao vivo em salas virtuais, nos dias e horários indicados na programação do evento. A gravação das apresentações ficará disponível na plataforma do congresso por até 15 dias após o encerramento da modalidade virtual. A atividade deverá durar no máximo 90 minutos, incluindo o tempo de participação da audiência. As Coordenações de Área indicarão coordenadores/as para cada uma das sessões. Os resumos deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: objetivos, método, resultados, discussão.

RE – Relato de experiência

O objetivo desta atividade é possibilitar a discussão de experiências práticas de atuação que estejam incluídas nas áreas temáticas do X CBPOT. Para compor uma sessão de relato de experiência serão escolhidos, pelas Coordenações de Área e pela Comissão Científica, resumos de experiências que permitam a interlocução entre os pesquisadores/as de uma mesma área temática e destes com a audiência. Cada apresentação terá duração de até 15 minutos e ocorrerá de forma síncrona e ao vivo em salas virtuais, nos dias e horários indicados na programação do evento. A gravação das apresentações ficará disponível na plataforma do congresso por até 15 dias após o encerramento da modalidade virtual. A atividade deverá durar no máximo 90 minutos, incluindo o tempo de participação da audiência. As Coordenações de Área indicarão coordenadores/as para cada uma das sessões. Os resumos deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: objetivos, método, resultados, discussão.

PO – Pôster

O objetivo desta atividade é o de apresentar, por meio de representação gráfica, relatos de pesquisas ou ações/intervenções nas áreas temáticas do congresso. O pôster deverá contemplar uma síntese da pesquisa ou da intervenção. Os trabalhos no formato de pôsteres serão apresentados de forma síncrona e ao vivo em salas virtuais, nos dias e horários indicados na programação final do evento.Cada apresentação terá duração de até 10 minutos. A gravação das apresentações ficará disponível na plataforma do congresso por até 15 dias após o encerramento da modalidade virtual. Os debates dos pôsteres serão realizados pelos avaliadores e congressistas com interesse nas temáticas. As Coordenações de Área indicarão avaliadores/as para cada pôster e escolherão os trabalhos a serem premiados na modalidade. Os resumos deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: objetivos, método, resultados, discussão.

MODALIDADE PRESENCIAL

SIMP – Simpósio

O objetivo desta atividade é o de divulgar relatos de pesquisa ou de atividades profissionais relevantes que estejam integrados, sobre as áreas temáticas do congresso, podendo ser propostos por pesquisadores ou profissionais. O simpósio deverá ser constituído de três congressistas com título de doutor, sendo um deles também coordenador e proponente, necessariamente de duas ou mais instituições diferentes. Cada apresentação terá duração de até 20 minutos. A atividade deverá durar no máximo 90 minutos, incluindo o tempo de participação da audiência. As propostas de simpósio devem contemplar os resumos de cada apresentação individual, assim como um resumo que apresente a proposta como um todo, integrando as demais apresentações. Os resumos deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: objetivos, método, resultados, discussão.

OP – Oficina de pesquisa

O objetivo desta atividade é o debate e a avaliação de pesquisas que estejam concluídas ou em andamento, de maneira a estimular a reflexão sobre questões teóricas, metodológicas ou práticas. Para compor uma oficina de pesquisa serão escolhidos, pelas Coordenações de Área e pela Comissão Científica, resumos de pesquisa que permitam a interlocução dentro de uma mesma área temática. As oficinas serão compostas por até três trabalhos, que serão avaliados e discutidos por alunos de pós-graduação e professores doutores, a serem definidos pelas Coordenações de Área e pela Comissão Científica. Cada apresentação terá duração de até 20 minutos, seguida por 20 minutos de avaliação, de maneira que a atividade deverá durar, no máximo, 120 minutos. Os resumos para esta modalidade deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: breve referencial teórico, objetivos, método, resultados alcançados ou esperados.

IP – Incubadora de projetos

O objetivo desta atividade é a construção de redes de pesquisa para execução de novos projetos de pesquisa ou projetos em andamento, de maneira a fomentar o aumento da colaboração entre pesquisadores de diferentes regiões, países e instituições. As propostas poderão ser submetidas por pesquisadores individualmente ou por um grupo de pesquisadores, com título de doutor e que estejam vinculados a instituições de ensino superior. Ao final, deverá ser gerado um produto composto por, no mínimo, uma proposta e/ou agenda de pesquisa, que será divulgada nas redes da SBPOT. Cada incubadora terá duração de até 90 minutos, sendo os primeiros 20 minutos de apresentação da proposta de pesquisa pelo(s) proponente(s). Os resumos deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: breve referencial teórico, objetivos, justificativa da relevância do projeto, estágio de desenvolvimento da pesquisa (iniciada ou não iniciada) e lacunas a serem supridas na ocasião da IP.

Premiação

Ao fim do congresso, serão escolhidos os melhores resumos e trabalhos completos de cada grande área para premiação (apenas trabalhos devidamente apresentados em suas modalidades serão considerados). Aos trabalhos premiados, será oferecido o fast-track nos periódicos parceiros do X CBPOT. Cada trabalho selecionado poderá ser submetido a um único periódico, escolhido pelos autores do trabalho.

Esclarece-se que os trabalhados aceitos pelos periódicos para o fast-track automaticamente superaram a fase de deskreview, ou seja, podem concluir o processo completo de avaliação em prazos mais curtos. Porém, a opção pelo fast-track não implica em aceitação dos trabalhos por parte das revistas, uma vez que o processo de avaliação das mesmas é independente e segue critérios específicos de cada periódico.

Normas para submissão de trabalhos completos:

Normas de publicação da APA (Manual de Publicação da American Psychological Association, 6ª edição, 2012). Os autores podem consultar o website Apa Style <https://apastyle.apa.org/>, bem como o Apa Style BLOG, para informações sobre aspectos de forma.

O trabalho, em sua totalidade, não deve exceder 30 páginas, incluindo todos os elementos do texto (referências, figuras, tabelas, desenhos, etc.). Considera-se como página 1 a Folha de Rosto. O número da página deverá ser destacada no canto superior direito.

O manuscrito deve ser digitado em processador de texto Word for Windows 6.0 ou superior. Utilizar espaço duplo em toda sua extensão, inclusive nas referências. A fonte em todo o texto deve ser Times New Roman, tamanho 12, não excedendo, em hipótese alguma, o número de páginas acima estipulado. A configuração de página deve ser A4, com todas as margens com 2,5 cm e recuo à esquerda.

A Folha de Rosto deve conter as seguintes informações, centralizadas na folha:

·       Título pleno em português, entre 10 e 12 palavras

·       Sugestão de título abreviado para português, não devendo exceder 5 palavras

·       Títulos plenos em inglês e espanhol, compatíveis com o título em português

·       Sugestão de títulos abreviados para o inglês e o espanhol

A página 2 do trabalho deve conter o Resumo, o qual deve estar apresentado em parágrafo único, contendo: breve apresentação da problemática; objetivos; método; principais resultados; principais implicações. Deve limitar-se a 150 palavras. Em seguida, acrescentar três palavras-chaves. Logo após o Resumo, inserir, corrido (sem quebra de página), o Abstract, tradução exata do resumo. Por fim, apresentar as três keywords.

Após o Abstract, deverá ser apresentado o Resumen, seguido de três palabras claves. As palavras chaves devem estar devidamente indexadas na BVS-PSI ou em outros sistemas de thesaurus, como o MeSH (Medical Subject Headings) ou o da APA, e com versões nos três idiomas.

Após a folha do Resumen, deve ser apresentado o texto propriamente dito. Não há necessidade de escrever a palavra “Introdução”. As tabelas, figuras e demais elementos macrotextuais deverão estar diretamente no local definido pelos autores, ou seja, ao longo do texto. As Referências devem vir depois do corpo do texto.

Toda referência eletrônica deverá vir com o Digital Object Identifier (DOI), ou, na ausência dele, com o endereço URL (Uniform Resource Locator). A redação do DOI deve seguir o padrão recomendado pela CrossRef, que é: https://doi.org/10.000/000 (exemplo), sem o prefixo “doi:” antes. Os autores já podem mandar o DOI no formato de hyperlink.

As Referências devem vir sem formatações específicas advindas do uso de softwares de gerenciamento bibliográfico.