Modalidades para submissão de trabalhos X CBPOT

O X CBPOT será realizado em julho de 2022 e acontecerá de forma híbrida (virtual e presencial). Veja o cronograma do evento:

Atividades virtuais: de 06/07/22 a 08/07/22
Atividades presenciais: de 12/07/22 a 14/07/22

Os encontros presenciais serão realizados na Universidade Federal de São João Del Rei, São João Del Rei – Minas Gerais.

Veja as modalidades para submissão de trabalhos no congresso:

  1. MODALIDADE VIRTUAL

MR – Mesa-Redonda

O objetivo desta atividade é o de promover uma discussão teórica sobre as áreas temáticas do congresso. As mesas-redondas reunirão três apresentações, podendo ser propostas por professores/as, pesquisadores/as ou profissionais, sendo um/uma deles/las também coordenador/a e proponente, necessariamente de duas ou mais instituições diferentes. Cada apresentação terá duração de até 20 minutos, de forma que o tempo total da atividade deverá ser de 90 minutos, incluindo o tempo de participação da audiência. A gravação das apresentações ficará disponível na plataforma do congresso por até 15 dias após o encerramento da modalidade virtual. As propostas de mesas-redondas devem contemplar os resumos de cada apresentação individual, assim como um resumo que apresente a proposta como um todo, integrando as demais apresentações. Os resumos deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: objetivos, método, resultados, discussão.

  • CC – Comunicação breve de pesquisa

O objetivo desta atividade é a apresentação de pesquisas que já estejam concluídas e que contemplem as áreas temáticas do congresso. Para compor uma sessão de apresentação oral serão escolhidos, pelas Coordenações de Área e pela Comissão Científica, resumos de pesquisas que permitam a interlocução entre os pesquisadores de uma mesma área temática e destes com a audiência. Cada apresentação terá duração de até 10 minutos e ocorrerá de forma síncrona e ao vivo em salas virtuais, nos dias e horários indicados na programação do evento. A gravação das apresentações ficará disponível na plataforma do congresso por até 15 dias após o encerramento da modalidade virtual. A atividade deverá durar no máximo 90 minutos, incluindo o tempo de participação da audiência. As Coordenações de Área indicarão coordenadores/as para cada uma das sessões. Os resumos deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: objetivos, método, resultados, discussão.

  • RE – Relato de experiência

O objetivo desta atividade é possibilitar a discussão de experiências práticas de atuação que estejam incluídas nas áreas temáticas do X CBPOT. Para compor uma sessão de relato de experiência serão escolhidos, pelas Coordenações de Área e pela Comissão Científica, resumos de experiências que permitam a interlocução entre os pesquisadores/as de uma mesma área temática e destes com a audiência. Cada apresentação terá duração de até 15 minutos e ocorrerá de forma síncrona e ao vivo em salas virtuais, nos dias e horários indicados na programação do evento. A gravação das apresentações ficará disponível na plataforma do congresso por até 15 dias após o encerramento da modalidade virtual. A atividade deverá durar no máximo 90 minutos, incluindo o tempo de participação da audiência. As Coordenações de Área indicarão coordenadores/as para cada uma das sessões. Os resumos deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: objetivos, método, resultados, discussão.

  • PO – Pôster

O objetivo desta atividade é o de apresentar, por meio de representação gráfica, relatos de pesquisas ou ações/intervenções nas áreas temáticas do congresso. O pôster deverá contemplar uma síntese da pesquisa ou da intervenção. Os trabalhos no formato de pôsteres serão apresentados de forma síncrona e ao vivo em salas virtuais, nos dias e horários indicados na programação final do evento.Cada apresentação terá duração de até 10 minutos. A gravação das apresentações ficará disponível na plataforma do congresso por até 15 dias após o encerramento da modalidade virtual. Os debates dos pôsteres serão realizados pelos avaliadores e congressistas com interesse nas temáticas. As Coordenações de Área indicarão avaliadores/as para cada pôster e escolherão os trabalhos a serem premiados na modalidade. Os resumos deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: objetivos, método, resultados, discussão.

  1. MODALIDADE PRESENCIAL
  1. SIMP – Simpósio

O objetivo desta atividade é o de divulgar relatos de pesquisa ou de atividades profissionais relevantes que estejam integrados, sobre as áreas temáticas do congresso, podendo ser propostos por pesquisadores ou profissionais. O simpósio deverá ser constituído de três congressistas com título de doutor, sendo um deles também coordenador e proponente, necessariamente de duas ou mais instituições diferentes. Cada apresentação terá duração de até 20 minutos. A atividade deverá durar no máximo 90 minutos, incluindo o tempo de participação da audiência. As propostas de simpósio devem contemplar os resumos de cada apresentação individual, assim como um resumo que apresente a proposta como um todo, integrando as demais apresentações. Os resumos deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: objetivos, método, resultados, discussão.

  • OP – Oficina de pesquisa

O objetivo desta atividade é o debate e a avaliação de pesquisas que estejam concluídas ou em andamento, de maneira a estimular a reflexão sobre questões teóricas, metodológicas ou práticas. Para compor uma oficina de pesquisa serão escolhidos, pelas Coordenações de Área e pela Comissão Científica, resumos de pesquisa que permitam a interlocução dentro de uma mesma área temática. As oficinas serão compostas por até três trabalhos, que serão avaliados e discutidos por alunos de pós-graduação e professores doutores, a serem definidos pelas Coordenações de Área e pela Comissão Científica. Cada apresentação terá duração de até 20 minutos, seguida por 20 minutos de avaliação, de maneira que a atividade deverá durar, no máximo, 120 minutos. Os resumos para esta modalidade deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: breve referencial teórico, objetivos, método, resultados alcançados ou esperados.

  • IP – Incubadora de projetos

O objetivo desta atividade é a construção de redes de pesquisa para execução de novos projetos de pesquisa ou projetos em andamento, de maneira a fomentar o aumento da colaboração entre pesquisadores de diferentes regiões, países e instituições. As propostas poderão ser submetidas por pesquisadores individualmente ou por um grupo de pesquisadores, com título de doutor e que estejam vinculados a instituições de ensino superior. Ao final, deverá ser gerado um produto composto por, no mínimo, uma proposta e/ou agenda de pesquisa, que será divulgada nas redes da SBPOT. Cada incubadora terá duração de até 90 minutos, sendo os primeiros 20 minutos de apresentação da proposta de pesquisa pelo(s) proponente(s). Os resumos deverão ter entre 300 e 400 palavras e conter: breve referencial teórico, objetivos, justificativa da relevância do projeto, estágio de desenvolvimento da pesquisa (iniciada ou não iniciada) e lacunas a serem supridas na ocasião da IP.

As inscrições e submissões começarão no dia 20 de janeiro/22. Fique atento!