Curso SBPOT: Inclusão e Gestão do Trabalho de Pessoas com Deficiência

A fim de expandir a atuação da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho e consolidar ainda mais a POT no Brasil, a SBPOT lançou um curso que busca discutir a inclusão de pessoas com deficiência nas organizações.

O curso foi cuidadosamente elaborado pela Profa. Dra. Maria Nivalda de Carvalho-Freitas; ex-presidente da SBPOT e pesquisadora atuante nessa temática há mais de 20 anos, tendo sido, inclusive, premiada pelas pesquisas realizadas; e pela doutoranda Joelma Cristina Santos da Universidade Federal de São João Del Rei – MG. Nesse curso, você irá entender melhor sobre gerir pessoas com deficiência nas organizações. Saiba mais:

Descrição do curso:

O capacitismo, em suas diversas manifestações, tem dificultado uma avaliação positiva das possibilidades de trabalho das pessoas com deficiência. Os processos de (ex)inclusão de pessoas com deficiência tanto na sociedade quanto no trabalho são uma temática multidimensional. Que envolvem aspectos históricos; políticos; de justiça social; estruturais; ambientais; organizacionais; e psicossociais. Nesse contexto, torna-se necessário entender alguns determinantes da exclusão e operar com parâmetros de inclusão que contribuam para uma adequada gestão da diversidade funcional nas organizações.

Objetivos:

Ao final do curso, o aluno deverá:

  • Identificar as principais perspectivas históricas e concepções teóricas que auxiliam na compreensão das atitudes e comportamentos das pessoas frente à inclusão de pessoas com deficiência;
  • Reconhecer as principais características do capacitismo e seus impactos na exclusão das pessoas com deficiência;
  • Ser capaz de identificar os principais fatores que dificultam a exclusão e auxiliar nos processos de inclusão no trabalho.

O curso dispõe de 16 vídeo aulas; 16 textos didáticos e leituras complementares; três depoimentos de pessoas com deficiência que atuam com inclusão; uma roda de consultoria de um caso de reabilitação de pessoa que se acidentou no trabalho (atuação realizada pela psicóloga) e lista de exercícios. Além disso, o participante receberá certificado da participação no curso.

Lembrando que todas as vídeo aulas possuem tradução simultânea em Libras com o intérprete Oswaldo Vinícius Rocha.

Por quê adquirir o curso?

  • Porque trará os conhecimentos necessários para fazer a sua empresa mais inclusiva;
  • Para contribuir com uma sociedade mais igualitária;
  • Para melhorar a empatia das equipes;
  • Porque auxilia a ferramenta ESG (Environmental, Social and Governance), construindo um mundo mais justo  e responsável às pessoas do seu entorno.

Adquira hoje e aproveite as vantagens! Lembrando que as vagas são limitadas.

Tem dúvidas sobre o conteúdo do curso, formas de pagamento e como comprar? Nos envie uma mensagem!