Nota Pública em solidariedade e agradecimento à Profa. Dra. Maria Cristina Ferreira

A Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) vem expressar publicamente seu repúdio diante da demissão arbitrária de uma das maiores pesquisadoras da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho no Brasil: a Profª Drª Maria Cristina Ferreira até então vinculada à Universidade Salgado de Oliveira, há 16 anos.

Nos últimos 50 anos, a Profª Drª Maria Cristina Ferreira tornou-se uma das principais expoentes da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) no Brasil nas áreas de comportamento organizacional positivo, medidas psicológicas e psicologia transcultural, área da qual foi representante pela Association of Cross Cultural Psychology na América Latina (2010 a 2018). Sua sólida trajetória contribuiu para os avanços das pesquisas no Brasil e no mundo na área de POT, elevando a produção científica nacional a outro patamar, em qualidade e quantidade, e nos representando no cenário internacional com produções de excelência.

No papel de gestora, colaborou com as principais entidades científicas do país: coordenadora de área de psicologia no CNPQ; coordenadora do GT Cultura Organizacional e Saúde na ANPEPP; membro da diretoria da SBPOT; e presidente de comissões científica e organizadora do CBPOT, principal congresso nacional na área de POT. Atuou em inúmeras atividades técnicas e de assessoramento, solicitadas por órgãos de pesquisa e fomento, e periódicos internacionais e nacionais. Fundou e coordenou a Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade Salgado de Oliveira com maestria, elevando o nível do programa à nota 5 na avaliação da CAPES.

Como Associação Científica da Área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, a SBPOT declara sua admiração e respeito à Profª Drª Maria Cristina Ferreira e lamenta a perda que representa a sua saída como gestora, pesquisadora e  docente de um dos programas de pós graduação em psicologia mais respeitados do país. Sua demissão é mais um grande exemplo no cenário de desmonte da ciência e da educação que presenciamos, infelizmente, nesse momento da história do Brasil.

Brasília, 04  de agosto de 2021.

Diretoria da SBPOT

Gestão 2020-2022